terça-feira, 26 de julho de 2011

Porque ser fã de FMAb?


Quero deixar claro que isso NÃO é uma análise, afinal se quero inovar preciso começar por algo que nunca vi em blog, fórum, sites ...  algum.


Depois de passar um tempo escolhendo um bom animê e, de preferência, interessante, resolvi falar de FullMetal Alchemist Brotherhood (FMAb).

1º motivo: Eu gosto.
2º motivo: É legal e interessante.

Nunca foi tão fácil escolher.

Um outro motivo de ter escolhido FMAb é a história.

Diferente de outros shonens em que os mangakas parecem estar inventando coisas toda hora e usando clichês demasiadamente, FMAb consegue ser diferente nesse ponto. Não sei se é porque a autora é uma mulher e mulheres gostam de detalhes, mas sei que FMAb é simplesmente  incrível.

Sim, lembrando há spoilers aqui.

Bom, voltando...

Para quem viu o animê e, principalmente, para quem leu o mangá, deve ter parado para pensar que a história já estava pronta antes mesmo de ter sido adaptada para o mangá. Digo, teve início, meio e fim já definidos, afirmo isso baseado nos extras que o mangá possui e também nas pontas soltas (da história) que a autora soube (muito) bem como aproveitar.

Há ainda gente que diz que o primeiro FMA é melhor do que o FMAb, se você é uma dessas pessoas então vou lhe apresentar um Shonen recomendado para pessoas com idade mental de uma criança, Shinzo (Acho que vou escrever algo falando desse ótimo animê depois). Tenho certeza que você vai adorar.

Apenas a título de conhecimento, os produtores de FMA já tinham uma ideia de como o mangá de FMAb iria terminar (FONTE: “Extras” do mangá). Talvez tenha sido isso a fórmula de sucesso de FMA e o motivo do final ter sido, de certa forma, semelhante ao FMAb:

"A população da cidade de um se transforma na pedra filosofal (FMA) e no outro a população do país é usada para “o homenzinho do frasco” alcançar Deus (FMAb), ambos utilizam para isso o círculo de transmutação da pedra filosofal. (Bom... eu avisei que tinha spoilers)."

O final de FMAb também surpreende, os irmãos conseguem recuperar seus corpos, Ed cresce... bom, assistam.

Enfim, FMAb é um shonen que merece destaque, principalmente, por ser um shonen inovador. Você vê clichês? Vê. Você vê características comuns a qualquer shonen? Vê. E o que te faz, de fato, assistir? É como disse no meu post “Porque ser fã de Bokurano?”, “o que faz de uma história ser boa, é o modo como ela é contada e nada mais”.

É por esse e outros motivos que sou fã de Fulmetal Alchemist Brotherhood e espero que você seja também.

Comente se gostou, o que faltou, façam críticas construtivas. 

Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário