sexta-feira, 22 de julho de 2011

Porque ser fã de Bokurano?


 Como dito no post abaixo, minhas matérias serão em blocos. Quero deixar claro que isso NÃO é uma análise, afinal se quero inovar preciso começar por algo que nunca vi em blog, fórum, sites ...  algum.
 
Contém Spoilers


Agora vamos à matéria:

Alguém se lembra desse animê (não é anime) no Animax, em sua época de ouro? Não? Sim?
 
Se “sim” então deve ter ficado p*** quando o animê mudou de horário e foi parar às 5:30 da madrugada de domingo, assim como eu.
 
Se “não”, meus pêsames, perdeu de assistir um ótimo animê com uma ótima dublagem (da falida Álamo).

Continuando...
 
Porque ser fã de Bokurano? Posso escrever um livro de auto ajuda inteiro (não, não posso) para responder essa pergunta, mas vou me contentar em digitar as características mais interessantes e que na minha humilde opinião, são as principais.
 
Característica 1: História diferente e imprevisível
 
Característica 2: Sem clichês
 
Característica 3: Conflitos bem explorados

História diferente e imprevisível,sem clichês e conflitos bem explorados

O animê começa com 15 adolescentes em uma praia nas férias de verão. Eles encontram um senhor que pergunta algo como “Vocês gostariam de participar de um jogo?” e depois de algumas cenas, nos é revelado que eles fizeram um contrato para pilotar um robô gigante chamado “Zearth” e salvar a Terra. 
 
-Aí você me pergunta, onde está o diferente e imprevisível dito no início?
 
Queridos leitores, sabemos que o que faz de uma história ser chamada de “boa”, é o modo como ela é contada e nada mais.
 
Os adolescentes lutam com outros robôs de outras Terras (universos paralelos) e com isso tentam impedir que a sua Terra e universo sejam destruídos. Ah, o robô é movido à energia vital da criança piloto, então cada criança só pode pilotar uma vez e depois, dá um “bye-bye” para a vida.
 
Não preciso nem dizer que depois que a primeira criança morre ninguém quer pilotar.
 
Com o passar dos episódios vemos que a história vai se modelando e chamando atenção, principalmente, pela relação dos personagens com suas perturbadas, alienadas e, algumas vezes, medíocres vidas.

O animê mostra também uma visão diferente do que é, de fato, salvar a vida de pessoas, uma visão que (quase) nunca é mostrada em animês shounens. Além disso conforme o passar dos episódios outros personagens vão aparecendo e deixando a história com um tom mais sério e misterioso.
 
Alguns adolescentes lutam para proteger suas famílias e não o mundo, outros usam o Zearth (o robô), por pequenos momentos, para tentar se vingar de outros personagens de caráter, sem dúvida, baixo.

Bokurano traz à tona a verdadeira essência do ser humano: egoísmo. 

O final é, realmente, digno de uma história séria. Quando só resta um piloto, após vencer a batalha final, para salvar a Terra é necessário passar o Zearth a uma outra e escolher novos pilotos. 

Nessa cena algo decisivo acontece, assistam e saberão.
 
Finalizando, Bokurano é um ótimo animê com ótimos personagens e, acima de tudo, com uma ótima história, é por esses e outros motivos que sou fã de Bokurano e espero que você seja também.

FIM

Não deixem de comentar. Críticas e sugestões são sempre bem-vindas e elogios também =).

Um comentário:

  1. Queria ter assistido esse anime,mas não pude por causa do péssimo horário no Animax.

    ResponderExcluir